domingo, 16 de novembro de 2014

Como ler partitura II - a pauta


Como foi mencionado no artigo sobre as claves, a pauta é o suporte em que se escreve a partitura. Atualmente ela é formada por cinco linhas, daí o motivo pelo qual muita gente também lhe dá o nome de pentagrama.

As figuras tanto podem ser postas nas linhas, quanto nos espaços que elas formam. É importante lembrar, entretanto, que as linhas e os espaços são contados de baixo para cima (ao contrário do que ocorre com a tablatura, cujas linhas são contadas de cima para baixo), pois ambos servem de suporte para as notas. Veja:


Para reconhecermos as notas na pauta, faz-se necessária a presença de uma clave, pois é ela quem diz quais são as notas que aparecem na pauta. Não podemos nos esquecer de que a palavra clave significa chave. Ela é a chave da nota que está na linha onde ela repousa.




Como se pode perceber, estas cinco linhas da pauta são insuficientes para dar conta de todas as notas da tessitura do instrumento. Por esse motivo, são usadas linhas suplementares acima ou abaixo da pauta, a fim de dar conta da escrita das notas que não cabem no pentagrama. Veja:




Não é muito frequente, mas pode acontecer de o compositor ou arranjador escrever para alguns instrumentos de percussão numa pauta com menos de cinco linhas. Isso se deve ao fato de o instrumento não ter variação de timbre e à necessidade de poupar espaço no papel.

partitura para pandeiro



Veja também: Como ler partitura III - as figuras

Um comentário: