As figuras musicais são peças essenciais na escrita da partitura, pois que possuem função dupla: mostra a posição da nota e o tempo de sua duração. Existem dois tipos de figuras: as figuras de som e as figuras de silêncio, conhecidas como pausas.
É muito importante que o iniciante na leitura e escrita musical não só memorize todos os conceitos relacionados às figuras, como também consiga compreender todos os pormenores.
Veja a correspondência entre as figuras de som (notas) e as figuras de silêncio (pausas) ambas:
É muito importante que o iniciante na leitura e escrita musical não só memorize todos os conceitos relacionados às figuras, como também consiga compreender todos os pormenores.
Veja a correspondência entre as figuras de som (notas) e as figuras de silêncio (pausas) ambas:
A figura que possui o maior valor é a semibreve; as demais possuem valores que correspondem a uma parte da dela. Assim, a mínima vale a metade da semibreve, ou seja, duas mínimas equivalem a uma semibreve. É por isso que o número da semibreve é 1, e o número da mínima é 2.
O mesmo ocorre com as demais:
- a semínima vale a metade da mínima;
- a colcheia vale a metade da semínima;
- a semicolcheia vale a metade da colcheia;
- a fusa vale a metade da semicolcheia; e
- a semifusa vale a metade da fusa.
- 2 mínimas para equivaler a uma semibreve;
- 4 semínimas para equivaler a uma semibreve;
- 8 colcheias para equivaler a uma semibreve;
- 16 semicolcheias para equivaler a uma semibreve;
- 32 fusas para equivaler a uma semibreve; e
- 64 semifusas para equivaler a semibreve.
Desse modo, em vez de dizer o nome da figura podemos apenas dizer o número de divisões da semibreve, e já saberemos de qual figura estamos nos referindo. Veja novamente a tabela acima e compare-a com a imagem abaixo:
Além dessas figuras, há outras que valem mais do que a semibreve. Tais figuras raramente aparecem nas partituras modernas pelo fato de os compassos utilizados nas músicas populares não o permitirem. Tais figuras são: breve, longa e máxima.
Assim como a mínima vale a metade da semibreve, esta vale a metade da breve, e esta, a metade da longa. Por fim, a máxima vale o dobro da longa. Veja:
As figuras podem ser formadas por uma cabeça, uma haste e um colchete. Acontece que nem todas as figuras possuem todas essas partes, a não ser as da colcheia em diante, que são completas.
Em algumas situações, os colchetes aparecem sob a forma de uma barra horizontal, unindo duas figuras. Geralmente isso acontece para agrupar as figuras em unidades de tempo, a fim de facilitar a leitura.
Por fim, podemos nos perguntar: quanto tempo vale exatamente cada figura apresentada? A resposta para essa pergunta é: depende do compasso. Isso é um problema que se arrasta desde quando foi inventado o compasso há uns 400 anos atrás; é que cada compositor escolhia uma figura para ser uma unidade de tempo, fazendo com que os valores das demais figuras ficasse condicionada àquela escolhida.
Para entender melhor sobre compassos, clique aqui.
Eu querendo usar a Longa com número relativo 1...
ResponderExcluirCreio que é possível...? Alguma referência que trate a fundo desta questão?