Dá-se o nome de compasso ao agrupamento rítmico invariável, com características semelhantes, de um trecho musical.
Num primeiro sentido, o compasso é um segmento da duração de uma frase musical, ou seja, é a divisão de um trecho da música em partes iguais de duração.
O compasso assim possui um número determinado de tempos, cuja estrutura se dá através do acento métrico, ou seja, através da organização em tempos fortes (acentuados) e tempos fracos. Em outras palavras, esta estrutura rítmica é constituída por uma sucessão de tempos (um, dois, três ...) que se repetem ciclicamente, onde o primeiro de cada série é o mais forte do que os seguintes. Existem vários tipos de compassos, de acordo com a organização entre os tempos fortes e fracos.
Esta divisão é indicada por meio de traços verticais no pentagrama, chamados travessões.
Mas quando uma frase musical chega ao fim, em vez de se usar um travessão, usa-se um travessão duplo, para marcar o início de uma nova frase. Entretanto, se a música chega ao fim, utiliza-se a pausa final no lugar do travessão. Veja:
Indicação dos compassos
Para indicar o compasso na partitura, utilizamos uma fórmula, que consiste em empregar dois algarismos, um sobre o outro, como se fosse uma fração. Nessa fórmula, o número de cima indica a quantidade de tempo (ou de terços de tempo); já o número de baixo indica a figura que valerá um tempo (ou um terço de tempo). Não utilizamos aqui os termos numerador e denominador, pois são próprios de frações, portanto inapropriado aos compassos.
Duas observações importantes devem ser feitas aqui. A primeira é que, se você ainda não leu o artigo que fala sobre as figuras, deve lê-lo agora. E se já o leu, cuide de ter compreendido muito bem, antes de continuar a leitura deste. (Clique aqui e leia As figuras) A segunda observação é quanto à fórmula de compasso: embora a maneira como ela se apresenta se pareça muito com uma fração numérica, ela não tem nada a ver com fração, absolutamente nenhuma relação.
A fórmula de compasso aparece sempre após a clave ou após a armadura de clave, quando houver. Mas se o tipo de compasso muda no transcurso da música, o novo compasso é indicado após o travessão duplo.
A fórmula de compasso pode admitir no número de cima os seguintes algarismos: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 12, 15 ou 21, o que leva à formação de compassos simples e compostos, e binários, ternários, quaternários e complexos. As duas primeiras classificações dizem respeito à representação da figura que vale um tempo, enquanto que as quatro últimas se referem à quantidade de tempo que o compasso pode possuir.
Quanto ao número de baixo, este indica a figura que vale um tempo, no caso dos compassos simples; ou a figura que vale um terço de tempo, no caso dos compassos compostos.
Conforme vimos no artigo Como ler partitura III - as figuras, cada figura de som possui um número relativo, originado a partir dos seus valores em comparação com a semibreve. Assim, se a mínima, por exemplo, vale a metade da semibreve, isso quer dizer que duas mínimas unidas equivalem a uma semibreve. Nesse caso, no número relativo da mínima é 2.
Seguindo o mesmo raciocínio, temos os seguintes números relativos para as figuras:
Mas se na fórmula de compasso o número de baixo for o 4, então a semínima será a unidade de tempo, ou seja, é a semínima quem valerá um tempo. Veja:
Entretanto, se o número que aparecer embaixo for o 8, a unidade de tempo (a figura que vale um tempo) será a colcheia. Veja o quadro abaixo:
Atualmente, é raro aparecer outra unidade de tempo além dessas três mencionadas anteriormente. Mas se acaso aparecer, o raciocínio permanece o mesmo. Portanto, o que é necessário agora é conhecer muito bem as figuras e o valor que uma tem em relação à outra, pois o valor absoluto é determinado unicamente pelo compasso, e é para isso que o compasso serve na partitura: determinar o valor absoluto das figuras.
Além da fórmula de compasso, pode aparecer também a letra C ou a letra Ȼ para representar o compasso 4/4 e o 2/2 respectivamente. Trata-se de uma herança do final da Idade Média na maneira de representar o compasso binário. É que, para os medievais, o compasso ternário era perfeito, portanto, melhor representado por um círculo. Já o compasso binário (menos utilizado) era considerado imperfeito, arrítmico, sem beleza, por isso era representado com um semicírculo.
O círculo representava o compasso ternário simples, assemelhado hoje ao 3/4, embora a unidade de tempo desse compasso fosse a semibreve.
O círculo com um ponto no meio representava o compasso ternário composto, onde a unidade de tempo era a breve pontuada. Hoje é o compasso 9/8 quem melhor substitui este círculo.
O semicírculo indicava um compasso binário simples, em que a semibreve desempenhava a função de unidade de tempo. Sua execução se assemelhava ao do compasso atual 2/4.
O semicírculo com um ponto indicava um compasso binário composto, em que a breve pontuada era a unidade de tempo. Seu equivalente atual seria o compasso 6/8, apesar de a unidade de tempo ser outra.
Compasso composto - é aquele que apresenta na parte de cima da fórmula o múltiplo de 3 de cada algarismo visto no compasso simples. Assim, podemos encontrar os números 6, 9, 12, 15 ou 21. Não se engane! Se é múltiplo de três, isso significa que três figuras valem um tempo. Então, se o compasso tem 6 figuras, significa que são 2 tempos; se o compasso possui 21 figuras, ele tem 7 tempos. Basta dividir o total de figuras por 3 para descobrir a quantidade de tempos que o compasso tem. Veja:
Compasso binário - é aquele que possui dois tempos. No caso de um compasso simples, as fórmulas mais utilizadas são 2/4 e 2/2. Quanto aos compassos compostos, os mais utilizados são 6/8 e 6/4. Entretanto, a fórmula 2/2 pode ser substituída por Ȼ, sem qualquer diferença na execução. O que vai variar é o gosto de quem escreve a partitura.
Compasso ternário - é aquele que possui três tempos. Normalmente os compassos simples são representados pelas fórmulas 3/2 e 3/4; e os compostos, 9/4 e 9/8. Alguns gêneros musicais, como a valsa por exemplo, imprimem à execução tal agilidade, que seu compasso ternário causa a impressão de possuir um único tempo. Muitos por esse motivo dão o nome a esse 3/4 de ritmo de valsa.
Compasso quaternário -
Compassos complexos -
Quanto ao número de baixo, este indica a figura que vale um tempo, no caso dos compassos simples; ou a figura que vale um terço de tempo, no caso dos compassos compostos.
Conforme vimos no artigo Como ler partitura III - as figuras, cada figura de som possui um número relativo, originado a partir dos seus valores em comparação com a semibreve. Assim, se a mínima, por exemplo, vale a metade da semibreve, isso quer dizer que duas mínimas unidas equivalem a uma semibreve. Nesse caso, no número relativo da mínima é 2.
Seguindo o mesmo raciocínio, temos os seguintes números relativos para as figuras:
- mínima - 2
- semínima - 4
- colcheia - 8
Mas se na fórmula de compasso o número de baixo for o 4, então a semínima será a unidade de tempo, ou seja, é a semínima quem valerá um tempo. Veja:
Entretanto, se o número que aparecer embaixo for o 8, a unidade de tempo (a figura que vale um tempo) será a colcheia. Veja o quadro abaixo:
Atualmente, é raro aparecer outra unidade de tempo além dessas três mencionadas anteriormente. Mas se acaso aparecer, o raciocínio permanece o mesmo. Portanto, o que é necessário agora é conhecer muito bem as figuras e o valor que uma tem em relação à outra, pois o valor absoluto é determinado unicamente pelo compasso, e é para isso que o compasso serve na partitura: determinar o valor absoluto das figuras.
Além da fórmula de compasso, pode aparecer também a letra C ou a letra Ȼ para representar o compasso 4/4 e o 2/2 respectivamente. Trata-se de uma herança do final da Idade Média na maneira de representar o compasso binário. É que, para os medievais, o compasso ternário era perfeito, portanto, melhor representado por um círculo. Já o compasso binário (menos utilizado) era considerado imperfeito, arrítmico, sem beleza, por isso era representado com um semicírculo.
O círculo representava o compasso ternário simples, assemelhado hoje ao 3/4, embora a unidade de tempo desse compasso fosse a semibreve.
O círculo com um ponto no meio representava o compasso ternário composto, onde a unidade de tempo era a breve pontuada. Hoje é o compasso 9/8 quem melhor substitui este círculo.
O semicírculo indicava um compasso binário simples, em que a semibreve desempenhava a função de unidade de tempo. Sua execução se assemelhava ao do compasso atual 2/4.
O semicírculo com um ponto indicava um compasso binário composto, em que a breve pontuada era a unidade de tempo. Seu equivalente atual seria o compasso 6/8, apesar de a unidade de tempo ser outra.
Classificação dos compassos
Compasso simples - é aquele que possui os algarismos 2, 3, 4, 5 ou 7 na parte de cima na fórmula de compasso. Esses algarismos indicam efetivamente a quantidade de tempo de cada compasso. Que não haja dúvidas quanto a isto: se tem o 2 em cima, é porque o compasso tem 2 tempos mesmo; se tem o 5 em cima, o compasso tem efetivamente 5 tempos; e a figura que vale um tempo (unidade de tempo) é aquela indicada pelo numero de baixo: Observe novamente a imagem abaixo com bastante atenção:Compasso binário - é aquele que possui dois tempos. No caso de um compasso simples, as fórmulas mais utilizadas são 2/4 e 2/2. Quanto aos compassos compostos, os mais utilizados são 6/8 e 6/4. Entretanto, a fórmula 2/2 pode ser substituída por Ȼ, sem qualquer diferença na execução. O que vai variar é o gosto de quem escreve a partitura.
Compasso ternário - é aquele que possui três tempos. Normalmente os compassos simples são representados pelas fórmulas 3/2 e 3/4; e os compostos, 9/4 e 9/8. Alguns gêneros musicais, como a valsa por exemplo, imprimem à execução tal agilidade, que seu compasso ternário causa a impressão de possuir um único tempo. Muitos por esse motivo dão o nome a esse 3/4 de ritmo de valsa.
Compasso quaternário -
Compassos complexos -
Boa tarde, gostaria de saber se vc tem a fonte de onde foi tirado a explicação do porquê se usar C no lugar de 4/4.
ResponderExcluirDesde já obrigada.
abraço
Giovanna
isso quer dizer comum
ExcluirDe onde surgiu essa letra C para o compasso 4/4?
ResponderExcluircomum
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